
Acontece nesta quinta-feira, 05, no Teatro da Reitoria, em Curitiba, o último debate entre candidatos e candidatas a reitor ou reitora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), antes da votação da Consulta Paritária marcada para os dias 10 e 11 da próxima semana. O debate terá transmissão online nos canais @cpcufpr e @tvufpr do YouTube, a partir das 14 horas.
O formato do debate segue o modelo adotado nos dois primeiros debates ocorridos no Auditório da Administração, no dia 23 de agosto, e no Setor Palotinas, no dia 29. Dividido em seis blocos, os candidatos e candidatas irão confrontar ideias e propostas conforme o seguinte roteiro, previamente acertado com os representantes das chapas:
1 – Apresentação – Cada chapa terá cinco minutos para as suas apresentações;
2 – Entidades – As chapas responderão a perguntas formuladas pela APUFPR, Sinditest-PR e DCE-UFPR;
3 – Sorteio de temas – As chapas terão de discorrer sobre três temas propostos pela Comissão Paritária de Consulta (CPC), a serem sorteados na hora;
4 – Perguntas entre chapas – Cada chapa irá dirigir perguntas às chapas oponentes, com direito a réplica e tréplica.
5 – Sorteio de perguntas – As chapas irão responder a três perguntas feitas pela plateia ou por formulário digital, sorteadas na hora, feitas por alunos, professores e técnicos administrativos;
6 – Considerações finais – Cada chapa terá cinco minutos para as suas considerações finais.
Participarão do debate os seguintes candidatos e candidatas:
Chapa 1 (Conexões com o Futuro) – Graciela Muniz e Alexandre Trovon
Chapa 2 (Avança UFPR) – Fernando Mezzadri e Cristina Rodrigues
Chapa 3 (Movimento UFPR) – Marcos Sunyê e Camila Fachin
Os debates são organizados pela Comissão Paritária de Consulta (CPC), composta por representantes da APUFPR, Sinditest-PR e DCE-UFPR e que é a responsável pela coordenação, organização e fiscalização da Consulta Paritária. O resultado da votação levará em consideração o peso paritário do voto dos professores, estudantes e técnicos administrativos. Ou seja, cada categoria tem o peso de um terço no cômputo final da votação.
Em caso de nenhuma chapa alcançar metade mais um dos votos, um segundo turno está previsto para acontecer nos dias 18 e 19 de setembro. A chapa vencedora será indicada ao Conselho Universitário (Coun) como representantes da comunidade acadêmica para os dois principais cargos da Reitoria da UFPR. O Coun, por sua vez, irá encaminhar os nomes encabeçando a lista tríplice para a análise e escolha do Ministério da Educação e Casa Civil do Palácio do Plantalto.